top of page

5 hábitos para manter o cérebro saudável e viver bem

Você sabia que o cérebro merece tanta atenção quanto as outras partes do corpo? Além de ser responsável por monitorar todas as nossas ações enquanto estamos acordados, como fala, movimentos, emoções, sentidos, memória e pensamento, ele regula os níveis de melatonina enquanto dormimos, garantindo um sono reparador e mais energia no dia seguinte.


Mantê-lo ativo e saudável é de extrema importância para ter uma melhor qualidade de vida a médio e a longo prazo. Vale ressaltar que, ao nascermos, possuímos todos os neurônios que iremos necessitar durante a vida funcionando perfeitamente, mas com o passar do tempo alguns vão perdendo sua capacidade e, como não podem ser substituídos, acabam contribuindo para o surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.


Por estes motivos, realizar exercícios mentais todos os dias favorece novas conexões e melhora a capacidade cerebral já existente. Quer saber como estimular o seu cérebro e viver bem em qualquer fase? Continue a leitura e conheça 5 hábitos para incluir na sua rotina.


5 hábitos para estimular o seu cérebro


1. Aprenda algo novo

Dedique 15 minutos da sua rotina para aprender algo novo, como jogar xadrez, aprender uma nova língua, conhecer novas palavras, estudar novos assuntos, ler um livro novo, etc.


2. Pratique exercício físico

Praticar exercício físico diminui o risco de desenvolver doenças degenerativas, pois, além de reduzir o estresse, aumenta o fluxo de oxigênio no sangue, fazendo com que nutrientes cheguem com mais facilidade e rapidez ao cérebro. E mais, manter-se em movimento melhora a memória e estimula o aprendizado.


3. Priorize seu descanso

Além de reparar e energizar o corpo, mantendo sua mente mais atenta e concentrada no dia seguinte, dormir bem melhora o sistema imunológico, o humor e reduz o acúmulo de toxinas que causam doenças como o Alzheimer. Saiba como dormir melhor aqui.


4. Socialize-se

Quando foi a última vez que você teve contato com seu melhor amigo ou amiga? Levar uma vida social ativa, seja presencialmente ou não, estimula seu cérebro, melhorando sua capacidade de raciocínio.


5. Realize pequenas pausas

Realizar pequenas pausas durante suas atividades, seja no trabalho ou nos estudos, faz com que sua atividade cerebral potencialize o seu aprendizado e consolide a memória, uma vez que o conteúdo aprendido fica armazenado por muito mais tempo.


Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a se manterem informadas sobre o assunto.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page