top of page

O que é saúde mental e como mantê-la em dia

Atualizado: 1 de fev. de 2023

Nos últimos anos, muito se tem falando sobre saúde mental, mas você sabe o que ela significa? Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde metal é um estado de bem-estar onde o indivíduo consegue administrar suas emoções, desenvolver suas habilidades e contribuir para a melhoria de todos ao seu redor, tornando-se um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconômico.



A busca pela saúde mental não deve ser considerado algo exclusivo de pessoas que sofrem algum tipo de transtorno psicológico ou mental, pois, cada indivíduo deve cuidar constantemente da sua qualidade de vida por meio do autocuidado e da prática de hábitos saudáveis no dia a dia.


Qual a importância do autocuidado para a saúde mental?


O autocuidado é um conjunto de ações voltadas para cuidar de si, que vão desde valorizar pensamentos positivos, cuidar do corpo, respeitar os seus próprios limites, gerenciar o estresse, se colocar em primeiro plano e muito mais. Cada pequeno gesto gentil consigo é capaz de diminuir o risco de doenças físicas e mentais, promovendo uma vida mais saudável, cheia de disposição e energia. Quer saber como manter a saúde mental em dia? Continue a leitura.


5 dicas para manter a saúde mental


Se valorize mais

Qual a última vez que você enumerou suas qualidades? Tirar um tempinho para se admirar e praticar o amor-próprio é essencial para elevar a autoestima e a confiança em si.


Explore atividades relaxantes

Com a rotina cada vez mais acelerada, praticar atividades que ajudem a relaxar é essencial para cuidar da mente. Por isso, invista em alongamentos, ioga, meditação e exercícios respiratórios.


Priorize o seu sono

Dormir bem, além de fortalecer o sistema imunológico e consolidar a memória, produz e libera hormônios essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar. Por este motivo, especialistas recomendam dormir de 7 a 9 horas por noite.


Pratique exercícios físicos

Praticar pelo menos 30 minutos de caminhada ou qualquer exercício físico no seu dia ajuda a produzir serotonina, fortalecer a imunidade e melhorar a saúde como o todo.


Busque ajuda profissional

Realizar acompanhamento psicológico é fundamental para cada ser humano, independente de estar ou não com problemas mentais. A cada sessão, você vai se descobrindo e aprendendo a lidar com situações, emoções e sentimentos. Por isso, não tenha vergonha de procurar um profissional.


Gostou da matéria? Compartilhe-a em suas redes sociais e incentive outras pessoas a cuidarem também da sua saúde mental.




Referências:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page