top of page

Tudo que você precisa saber sobre o Novembro Azul

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens, depois do câncer de pele. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada 38 minutos, um homem morre devido à doença no país. Por isso, a campanha Novembro Azul, realizada no mundo todo, visa a importância da conscientização e prevenção do câncer de próstata, além da desmistificação da realização de exames. Para que você fique por dentro do assunto, reunimos algumas das informações mais importantes sobre o câncer de próstata. Continue a leitura e informe-se.



Quais as possíveis causas do câncer de próstata?

Apesar de não conhecermos a causa exata do câncer de próstata, sabe-se que o surgimento da doença pode ocorrer por diversos fatores que acabam gerando mutações no DNA, provocando a formação de tumores malignos. Entenda cada uma.

  • Idade: com o avançar da idade o risco de desenvolvimento da doença aumenta cerca de 40% em homens com mais de 50 anos.

  • Alimentação: homens com uma dieta pobre em legumes, frutas e vegetais tendem a ter o risco aumentado.

  • Sedentarismo e obesidade: o excesso de gordura e a falta de exercício físico influenciam no surgimento de tumores mais agressivos, agravando o quadro da doença.

  • Tabagismo: o vício do cigarro diminui as possibilidades de recuperação em homens que possuem a doença.

  • Hereditariedade: homens que tenham parente direto na família possuem 15% de risco de desenvolver o câncer de próstata no decorrer da vida.


Quais seus sintomas?

O câncer de próstata demora a apresentar sinais, tornando-se uma doença quase silenciosa. Normalmente, quando os mesmos são percebidos, o tumor encontra-se em fase avançada, dificultando a cura. Os principais sintomas são:

  • Dor óssea;

  • Dor ou ardor ao urinar;

  • Vontade de urinar com frequência durante o dia e/ou noite;

  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;

  • Dor ao ejacular.


Como prevenir?

A única forma de prevenir o câncer de próstata é adotando práticas saudáveis, como: ter uma alimentação saudável e balanceada, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e realizar exames com frequência, principalmente homens a partir dos 45 anos, com ou sem sintomas.

Como se pode notar, a Campanha Novembro Azul é de extrema importância para garantir a saúde e o bem-estar do homem. Se você gostou da matéria, compartilhe-a em suas redes sociais e ajude outras pessoas a se manterem informadas.


Fontes:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page