Dormir é uma necessidade fisiológica que influencia diretamente no bom funcionamento do organismo, ajudando a manter o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico. Além disso, dormir bem contribui para a qualidade da pele, mantendo-a mais saudável e jovial. Por isso, pessoas que tendem a dormir mal ou pouco são mais propícias a terem problemas relacionados à acne, ressecamento, sensibilidade e envelhecimento precoce. Mas, afinal, como a pele reage durante o sono?
Como a pele reage ao sono?
Quando dormimos, a musculatura da face entra em repouso, colaborando para uma aparência mais saudável. Além disso, diversas substâncias importantes são liberadas em nosso corpo, como o hormônio do crescimento e a melatonina.
O hormônio do crescimento (GH) faz com que as células do corpo se renovem, garantindo a reparação e o reequilíbrio dos danos causados pelos efeitos da radiação solar, vento e poluição. Por sua vez, a melatonina, conhecida como hormônio do sono, que é produzida naturalmente pelo nosso corpo em horário noturno, ajuda a combater radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Contudo, é importante ressaltar que os resultados só são visíveis quando mantemos um sono regular. Se você quer saber como melhorar a qualidade do seu sono, potencializando seus benefícios, continue a leitura.
Como dormir melhor?
Evite ingerir gorduras e carboidratos simples à noite, já que eles tendem a interferir no padrão do sono;
Evite o consumo de bebida alcoólica e cigarro, pelo menos, três horas antes de dormir, pois os mesmos são considerados estimulantes para o sistema nervoso central;
Diminua a luminosidade do seu quarto pelo menos 1 hora antes de dormir;
Evite o uso de smartphone, tablet ou televisão antes de dormir;
De preferência, tome a última xícara de café após o almoço, já que a cafeína fica no sangue por aproximadamente 9 horas;
Crie uma rotina com horário certo para dormir;
Evite realizar atividade física pelo menos 3 horas antes de dormir;
Aposte em aromas como lavanda para ajudar seu corpo a relaxar à noite;
Invista em suplemento alimentar à base de melatonina.
Melatonina
Como dito anteriormente, a melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo, tendo a função de regular o ciclo circadiano, mecanismo pelo qual o nosso organismo se regula no período de 24 horas. Além de atuar como antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce.
A melatonina é produzida pela glândula pineal, que por sua vez, só é ativada quando não há estímulos luminosos, o que acaba nos induzindo ao sono. Por isso, a importância de evitar qualquer tipo de luz ou estímulo sonoro que possa interferir na produção da mesma. Também é importante ressaltar que, com o passar do tempo, sua produção diminui, podendo causar distúrbios de sono em adultos e idosos.
Mas, apesar de ser produzida pelo organismo, é possível obtê-la por meio de suplementação. Na FarmaLíder mais próxima, você a melatonina em cápsulas por um preço exclusivo. Confira o endereço de nossas lojas ou peça já pelo Delivery.
Gostou da matéria? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas terem uma noite de sono mais tranquila e reparadora.
Comments