5 dicas essenciais para você cuidar da saúde no verão

Com a chegada do verão e das férias escolares, aumenta o desejo de aproveitar cada minuto do tempo livre curtindo uma praia ou piscina com a família e amigos. Mas, para manter a saúde em dia nesse período é essencial adotar alguns hábitos. Vamos conhecer cada um? Continue a leitura e confira 5 dicas de como cuidar da sua saúde, neste verão.


1. Evite o sol das 10h às 16h

Durante esse período, a incidência da radiação UVB é maior, aumentando o risco de queimaduras solares que podem levar à formação de bolhas e até à alteração no DNA das células da pele, podendo desencadear casos de câncer de pele, principalmente, em pessoas com histórico de doença na família. Por isso, os horários mais saudáveis e recomendados para se expor ao sol são antes das 10h e depois das 16h.


2. Use protetor solar

O protetor solar é um item essencial no dia a dia e obrigatório durante o verão, especialmente, se você for à praia ou à piscina, pois além de manter a pele protegida contra a exposição excessiva, previne o envelhecimento precoce. Portanto, 30 minutos antes de se expor ao sol, passe bastante protetor solar no corpo e no rosto, e reaplique a cada 2 horas. Saiba escolher o protetor solar certo para você aqui.


3. Use roupas leves e claras

Roupas leves e claras auxiliam a pele a eliminar o excesso de calor do corpo por meio da transpiração, enquanto roupas mais escuras absorvem mais o calor, aumentando o desconforto causado pelas altas temperaturas. Além disso, é recomendado o uso de roupas de materiais mais naturais, como algodão ou linho, pois deixam a pele respirar, evitando o aumento da temperatura corporal.


4. Beba bastante água

No verão, devido ao calor, nosso corpo tende a perder água mais facilmente e, sem a reposição da mesma, o bom funcionamento do organismo pode ser prejudicado, ocasionando a desidratação. Por isso, é importante que você beba, no mínimo, 2 litros de água por dia e invista em água de coco, sucos naturais e chás gelados para refrescar.


5. Evite refeições pesadas

Comidas pesadas e gordurosas, além de não serem facilmente digeridas pelo organismo, provocam excesso de trabalho no estômago e prejudicam o processo de manutenção da temperatura corporal ideal, trazendo riscos à saúde. Por este motivo, dê preferência para alimentos e refeições mais leves e naturais, como frutas, vegetais e legumes.


Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a aproveitarem o verão com saúde e bem-estar.

Posts recentes

Ver tudo