Saiba como escolher o protetor solar certo para o seu fototipo

Você sabia que a pele tem a função de proteger o nosso corpo contra poluentes, raios solares e fatores ambientais? E, mesmo sendo o maior órgão humano, o cuidado com a mesma é negligenciado, o que pode acarretar no envelhecimento precoce e no desenvolvimento de diversas doenças de pele.


Para garantir a proteção necessária, principalmente contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, é preciso entender qual o seu fototipo. Embora seja recomendado utilizar protetor solar com FPS igual ou superior a 50, peles mais escuras podem usar produtos com índices mais baixos, sem deixar a segurança de lado.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem pelo menos 6 classificações de fototipos e para cada um há um índice de proteção recomendado. Vamos conhecê-los?



Fototipos e suas características


Fototipo I

Pele extremamente clara e com sardas. Nunca se bronzeia, apenas se queima por ser bastante sensível à radiação solar. Para a mesma é indicado protetor solar com FPS acima de 50.

Fototipo II

Pele clara, mas levemente escura. Apesar de ser sensível ao Sol, se bronzeia pouco e lentamente. É indicado protetor solar com FPS igual ou acima de 50.


Fototipo III

Pele morena clara, possui certa resistência ao Sol e se bronzeia com facilidade. Para esse fototipo é indicado protetor solar com FPS igual ou acima de 30.


Fototipo IV

Pele de tom castanho claro, é mais resistente a radiação solar e se bronzeia facilmente, podendo se queimar um pouco. É indicado protetor solar com FPS 30.


Fototipo V

Pele morena escura, raramente se queima e fica bronzeada rapidamente. É indicado protetor solar com FPS igual ou acima de 20.


Fototipo VI

Pele negra, possui certa proteção natural contra os raios solares, não se queima com facilidade. É indicado protetor solar com FPS 20.


Como podemos observar, quanto menor o fototipo, maior deve ser o cuidado e o FPS. Contudo, o uso do filtro solar é indispensável para qualquer fototipo, evitando o envelhecimento precoce e problemas dermatológicos. Mas, para garantir a máxima proteção é preciso saber aplicar corretamente o produto, mesmo em dias nublados.


Veja como aplicar corretamente o protetor solar

  • Aplique o protetor solar uniformemente na pele ainda seca, pelo menos 15 minutos antes da exposição solar.

  • Passe o produto também nos pés e orelhas.

  • Repasse o produto na pele a cada 2 horas.

  • Não esqueça do protetor labial e do protetor facial mais indicado para a necessidade do seu rosto.


Para complementar essa rotina de cuidado, invista em chapéus, bonés, óculos escuros e roupas com proteção solar. Além do mais, evite ficar diretamente exposto ao Sol nos horários próximos ao meio-dia, devido a grande incidência de raios UVB, os principais responsáveis pelo surgimento do câncer de pele.


Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe em suas redes sociais. E, não esqueça que na FarmaLíder, você encontra o protetor solar que se adequa ao seu fototipo por um preço exclusivo. Confira o endereço de nossas lojas. Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp ou Telegram e receba o seu produto sem sair de casa pelo nosso Delivery.


Posts recentes

Ver tudo