top of page

Saúde bucal: entenda a importância e como mantê-la em dia

Você sabia que manter a saúde bucal é essencial para o bom funcionamento do organismo? Sim! Preservar boca e dentes saudáveis não só contribui para uma boa aparência, como para falar e mastigar bem.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde bucal é um estado em que a pessoa está livre de dores, desconfortos e alterações na boca e na face, infecções e ulcerações bucais, doenças e quaisquer outros distúrbios que possam afetar a qualidade de vida da mesma.



Assim como seguir uma dieta equilibrada, praticar exercício físico e investir em um sono reparador, adotar pequenos hábitos que prezam por uma boa higiene bucal é uma excelente forma de cuidar de si. Conheça agora 3 cuidados básicos que você deve ter para garantir um sorriso saudável. Vamos lá?


3 cuidados básicos para manter a saúde bucal

Esteja atento à vida útil da sua escova de dente

É recomendado que a cada 3 meses você troque sua escova de dente, pois, com o tempo as cerdas perdem a eficiência, sendo necessário um aumento da força na hora da escovação, o que pode acabar prejudicando os seus dentes e gengiva.


Escove sempre os dentes antes de dormir

Apesar de ser recomendado escovar os dentes após as refeições, a escovação no período da noite é uma das principais, já que enquanto dormimos, o fluxo de saliva diminui, o que acaba deixando a boca mais propensa à proliferação de bactérias.


Não esqueça de escovar a língua

A língua participa ativamente do processo de mastigação, estando em contato direto com alimentos, acumulando resíduos e bactérias que podem causar o mau hálito e possíveis infecções. Por este motivo, realizar a limpeza da língua é fundamental para retirar o muco que se fixa na mesma.


Agora que você já sabe quais cuidados tomar na hora da escovação, que tal aprender como escovar os dentes corretamente? Continue a leitura e confira passo a passo.


Como realizar uma escovação correta?

  • Coloque uma pequena quantidade de pasta de dente com flúor na sua escova;

  • Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a mesma fazendo movimentos circulares e verticais, da gengiva para fora. Repita por cerca de 10 vezes a cada 2 dentes;

  • Delicadamente, escove as partes internas para não ferir ou machucar a gengiva;

  • Escove a língua fazendo movimentos de trás para a frente;

  • Cuspa o excesso de pasta de dente;

  • Realize um bochecho com um pouco de enxaguante bucal;

  • Para finalizar, utilize com cuidado o fio dental para limpar o espaço entre os dentes e a linha da gengiva.


Como podemos observar, escovar os dentes, além de evitar a proliferação de bactérias presentes na boca, reduz o risco de desenvolvimento de diversas doenças. Por isso, manter os cuidados básicos é a melhor forma de prevenção.


Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a manterem a higiene bucal em dia.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page