top of page

Mitos e verdades sobre a vacina contra a gripe

Atualizado: 10 de out. de 2022

A FarmaLíder combate a desinformação. Veja alguns mitos e verdades sobre a vacina contra a gripe.


A Influenza é uma doença leve e não mata?

MITO: A Influenza é um vírus que desenvolve mutações com muita facilidade. Por isso, acaba atingindo grande parte da população, até quem já foi vacinado. Em 2009, o mundo viveu a pandemia de H1N1, uma das variantes do vírus Influenza. Entre 2009 e 2010, foram mais de 18.400 mortes no mundo e cerca de 2.240 no Brasil.


A vacina causa gripe?

MITO : A vacina da Influenza é feita com tecnologia de vírus inativado, ou seja, ela contém o vírus morto. Ela não causa a doença, mas ajuda a induzir a resposta imunológica. Ter o vírus em sua composição não faz com que a vacina transmita gripe a quem é imunizado, justamente porque ele está inativado.


A vacina da Influenza protege contra o SARS-CoV-2?

MITO: As duas doenças têm vacinas específicas e protegem contra vírus de linhagens e famílias diferentes. Tanto a gripe quanto a Covid-19 se propagam pelo ar e têm sintomas parecidos, mas para estar protegido de ambas as doenças é preciso tomar as duas vacinas.


Pegar gripe não é grande coisa?

MITO: Vacinas contra gripe não são apenas para seu benefício pessoal, mas sim para todos ao seu redor. É importante lembrar que quando você está gripado, entrar em contato com idosos, crianças, pais e mães de crianças e gestantes também os coloca em risco. O Ministério da Saúde recomenda que todos com mais de 6 meses de idade tomem a vacina contra a gripe Influenza.


Resfriado não é a mesma coisa que gripe?

VERDADE: O resfriado e a gripe são doenças com efeitos diferentes e causadas por patógenos diferentes. Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado, em sua maioria, é provocado pelo rinovírus. onde os sintomas também são diferentes.


A vacina da Influenza é atualizada todos os anos?

VERDADE: Todos os anos, a vacina da Influenza é atualizada conforme as cepas mais circulantes no ano anterior em cada hemisfério.Isso acontece porque o vírus causador da gripe sofre mutações sazonais, e a vacina precisa ser atualizada para continuar protegendo contra a doença.


É verdade que a vacina é feita do vírus causador?

VERDADE: A vacina contra a gripe é composta de dois tipos de Influenza, A e B (dois sorotipos do A e um do B), aqueles que causam a gripe, entretanto, virus é inativado, ou seja, ela contém o vírus morto. Ela não causa a doença.


Pode ocorre efeitos adversos?

VERDADE: Sim, o que pode ocorrer após a vacinação são efeitos adversos, que muitas vezes são confundidos com os sintomas da infecção. As reações adversas da vacina da Influenza são, geralmente, dor no local da aplicação, certa irritação e em poucos casos febre baixa.


Fontes:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page