top of page

A importância da vacina para a saúde.

A vacina é uma das formas mais eficazes de proteger a sua saúde e a de todos ao seu redor. De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde, estima-se que de 2 a 3 milhões de mortes são evitadas no mundo inteiro por meio da imunização. Portanto, manter o calendário de vacinação em dia é um dos principais métodos de assegurar a saúde da população. Para saber como a vacina atua no organismo e por que é tão importante, continue a leitura.

Como a vacina atua no nosso organismo?

As vacinas agem em nosso sistema imunológico estimulando a produção de anticorpos, agentes de defesa que atuam contra vírus e bactérias que provocam doenças. Ao entrar em contato com o agente causador, o sistema imunológico trabalha combatendo o “corpo estranho” e produzindo células de memória. Ou seja, ao ser exposto novamente ao mesmo antígeno, o nosso corpo reconhece e começa a produzir os anticorpos necessários para combatê-lo. Atualmente, existem dois tipos de vacinas: as atenuadas e as inativadas.


As vacinas do tipo atenuadas possuem, em sua composição, organismos vivos causadores de enfermidades. Entretanto, os mesmos passam por mutação em laboratórios para que sejam incapazes de desenvolver a doença em pessoas saudáveis. Normalmente, esse tipo de vacina não precisa ser administrada em muitas doses, por ter um resultado mais prolongado. As vacinas mais conhecidas do tipo atenuada são as contra o sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela.


Já as vacinas do tipo inativadas apresentam, em sua composição, partes de organismos que não estão mais vivos, mas são capazes de induzir a produção de anticorpos sem causar a doença. Ao contrário do tipo atenuada, a vacina inativada pode exigir várias doses para que o organismo fique protegido por mais tempo. As principais vacinas do tipo inativadas são as contra hepatite A e B, raiva, meningite, cólera e febre tifóide.

Por que é importante se vacinar?


Quando uma pessoa não vacinada é infectada pela primeira vez por algum vírus ou bactéria, o sistema imunológico produz anticorpos para combater o “corpo estranho”. Contudo, a produção desse anticorpo nem sempre acontece de forma rápida para prevenir a doença, pois o sistema imunológico ainda não reconhece o invasor e a pessoa adoece. Se a mesma pessoa tiver contato novamente com o antígeno, a resposta do sistema imunológico será mais efetiva, evitando que adoeça pela segunda vez.


Agora, se essa pessoa fosse vacinada, usando os mesmos antígenos, não iria adoecer ao entrar em contato com o “corpo estranho” pela primeira vez. Já que a vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos e memorizar o agente causador, levando a imunidade da mesma. Por isso, é tão importante se vacinar.


Quando alguém fica imune, ela não só protege a si, como todos ao seu redor, evitando a transmissão de doenças. Além do mais, vacinar-se faz com que reduzam números de casos de doenças infecciosas, números de hospitalizações, gastos com medicamentos e riscos de mortalidade.


Vacina pode erradicar doenças?


A resposta é sim. No início do século XX, doenças infecciosas, como poliomielite, difteria, varíola e sarampo, eram consideradas a causa da morte de milhares de pessoas no país. À medida que a população foi vacinada, os índices de contágio foram diminuindo até que nenhum caso fosse registrado. Contudo, é preciso esforço e conscientização de todos para que a imunização seja efetiva.


Onde devo me vacinar?


Muitas vacinas são oferecidas gratuitamente pelo PNI - Programa Nacional de Imunizações e disponibilizadas no SUS - Sistema Único de Saúde. Outras estão disponibilizadas em clínicas privadas de vacinação.


Nas lojas Doca, Praça Brasil e Magazan Castanheira, você encontra a Clínica de Vacinação FarmaLíder, um ambiente confortável, seguro e exclusivo com profissionais qualificados para oferecer a crianças, jovens e adultos, um serviço de vacinação de qualidade por um preço acessível. Saiba mais ou agende pelo (91) 98407-3170.


Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a terem acesso a essas informações. Não esqueça de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro de tudo sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page