top of page

Saiba tudo sobre o mês de prevenção do câncer de próstata

Devido a uma cultura paternalista, cuidar da saúde era um assunto relacionado exclusivamente às mulheres. Com o passar dos anos, esse cenário aos poucos vem mudando, quebrando preconceitos e falta de informação. Afinal, cuidar da saúde é um assunto sério que necessita a atenção de todos.


Buscando conscientizar e alertar cada vez mais homens sobre o seu importante papel na luta contra diversas doenças, como o câncer de próstata, no decorrer do artigo, vamos debater sobre o Novembro Azul, o que é o câncer de próstata, quais os sintomas e qual a importância do exame de toque para a prevenção. Confira.


Novembro Azul

Mundialmente, novembro é o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata. A ideia surgiu em 2003, na Austrália, por iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, que tinham como objetivo inicial falar sobre a doença e arrecadar fundos para o combate da mesma, devido aos milhares de casos no mundo todo. Para isto, criaram a Fundação Movember, cujo o nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro, em inglês).


Em 2008, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida foram os grandes responsáveis pela chegada do Novembro Azul no país. A princípio, a campanha possuía o foco no câncer de próstata. Atualmente, abrange os cuidados gerais que os homens devem possuir com a sua saúde, como visitar regularmente o médico, realizar exames preventivos e manter hábitos saudáveis.


O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula exclusiva do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, cuja principal função é produzir esperma. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,06% da população masculina, tornando-se o tipo de doença mais comum entre os homens. Entre os homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa e, com o avançar da idade, seu tamanho cresce. Contudo, se houver um crescimento descontrolado, pode ocasionar danos à saúde, como próprio câncer de próstata. Por isso, a importância de homens, com mais de 50 anos, visitarem um médico urologista e realizarem seus exames.

Quais os sintomas do câncer de próstata?


Em sua fase inicial, o câncer de próstata evolui de forma silenciosa e, na maioria das vezes, sem apresentar sintomas. Quando os sinais surgem, geralmente, o câncer já está em estado avançado, dificultando a cura. Nesta fase, os principais sinais são:

  • Dores ao urinar;

  • Vontade de urinar com frequência;

  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;

  • Dor ao ejacular;

  • Insuficiência renal;

  • Dor óssea;

  • Infecção generalizada.

Como prevenir o câncer de próstata?

Além da mudança de hábitos, como ter uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais e grãos, evitar o consumo excessivo de gorduras e bebidas alcoólicas, praticar exercício físico e ficar longe do cigarro, realizar o exame de toque retal e o PSA (Prostate Specific Antigen) continuam sendo as mel


hores formas de prevenir o câncer de próstata.

O que é o exame de toque retal?

O exame de toque retal é um procedimento simples, indolor, com duração de 10 segundos a 2 minutos, no qual o médico urologista insere o dedo indicador na porção final do intestino grosso (reto) do paciente, a fim de detectar eventuais inchaços, nódulos, alterações na glândula, regiões amolecidas ou endurecidas, que possam comprometer a saúde. Geralmente, homens a partir de 50 anos devem realizar o exame anualmente. Entretanto, aqueles que possuem histórico de câncer na família, como o de próstata, devem realizar o exame aos 45 anos.

Se você gostou de saber tudo sobre o Novembro Azul, ajude a compartilhar a matéria em suas redes sociais e conscientize cada vez mais homens sobre esse assunto tão importante. Afinal, cuidar da saúde também é um ato de coragem!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page