Pele oleosa? 5 passos de como cuidar desse tipo de pele.

A pele oleosa atinge cerca de 60% das brasileiras entre 15 a 65 anos e é caracterizada por ser mais espessa, ter aspecto brilhante, especialmente na região da testa, nariz e queixo, onde possui maior concentração de glândulas sebáceas. Geralmente, a pele oleosa também apresenta poros dilatados, favorecendo o surgimento de acne, cravos e espinhas.

Diversos fatores influenciam a produção excessiva de sebo, como clima, má alimentação, genética, estresse, fumo, exposição ao Sol, poluição ou até mesmo o uso incorreto de cosméticos. Se você possui esse tipo de pele, não precisa entrar em pânico, com alguns cuidados é possível regular a oleosidade, mantendo uma pele saudável, bonita e livre dos brilhos indesejados. Continue a leitura e confira os 5 passos para ajudar você a cuidar da sua pele oleosa.

1. Higienização é a base de tudo

A regra número 1 para quem sofre com pele oleosa é lavar bem o rosto, no máximo três vezes durante o dia: ao acordar, na hora do almoço e antes de dormir. Mas atenção, lavar o rosto mais do que o necessário acaba ressecando a pele, fazendo com que o organismo produza mais sebo.

2. Pele oleosa precisa de hidratação

Qualquer tipo de pele precisa ser hidratada, inclusive a oleosa, já que o sebo produzido, apesar de deixar um aspecto brilhoso, não é sinônimo de hidratação. Entretanto, é preciso cuidado na hora de comprar o creme hidratante facial, por isso, opte por aqueles que possuem uma composição livre de óleos, garantindo uma pele mais macia, lisa e uniforme.

3. Foque em reduzir os poros

Poros dilatados e visíveis também são algumas das principais queixas de quem sofre com pele oleosa. É possível melhorar a textura e aparência da pele apostando em produtos faciais redutores de poros.

4. Use filtro solar sempre

A exposição ao sol faz ressecar a pele, estimulando a produção de sebo em maior quantidade, a fim de reidratar a pele, causando o famoso efeito rebote, um mecanismo de defesa natural. Além disso, ficar exposto aos raios solares sem a proteção correta faz a pele envelhecer mais rápido. Por isso, é essencial usar filtro solar.

5. Tenha uma alimentação saudável

Para ajudar a controlar a pele oleosa, é essencial manter uma alimentação rica em vitaminas A e C. Cenoura, mamão, espinafre e manga são ricos em vitamina A e possuem um alto poder antioxidante, diminuindo a oleosidade. Já alimentos ricos em vitamina C, como laranja, uvas, frutas vermelhas e amêndoas, além de serem antioxidantes, possuem ação cicatrizante. Evite alimentos ricos em açúcares, gorduras, farinha branca e iodo. Com essas dicas, esperamos que você consiga deixar sua pele mais hidratada e saudável. Se você gostou da matéria, compartilhe em suas redes sociais, clicando nos links abaixo.