Cuidado com os cabelos

Durante o verão, os cabelos ficam ainda mais expostos e sofrem agressões vindas da radiação solar, da água do mar, do cloro e da poluição. Os raios solares são responsáveis por degradar a estrutura dos nossos fios, deixando-os ressecados e quebradiços.

Em contato com o cabelo desprotegido, a radiação solar causa danos à fibra capilar e, por isso, protegê-los é indispensável. Os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor, independente de se ela for artificial ou natural.

Qual a melhor forma de hidratá-los?

Nesse período, a melhor forma de hidratar os fios é intensificando o processo de hidratação. Se antes do verão você ia de 15 em 15 dias ao salão, nesse momento que antecede as férias e durante, é importante que a presença seja mais constante, uma vez por semana pelo menos.


Quem deseja hidratar em casa e com produto caseiro, uma alternativa é o utilizar o óleo de coco. Conhecido por seu alto poder de nutrição, ele tem sido usado para recuperar a saúde, o brilho e a maciez dos cabelos ressecados, deixando as madeixas mais sedosas. É possível utilizar o óleo de coco isoladamente, ou junto com máscara hidratante para intensificar a sua ação.

Dicas de como usar o óleo de coco para o cabelo

  • Somente óleo de coco: separe o cabelo seco em mechas, coloque algumas gotas do óleo na mão e aplique em cada uma. Deixe agir por 15 minutos e lave normalmente.

  • Junto com máscara hidratante: adicione uma colher de sopa de óleo (consistência líquida) na quantidade do creme que irá utilizar, misture bem e está pronto para aplicar nos fios.

  • O óleo pode ser utilizado uma vez por semana, com o cuidado para não aplicá-lo na raiz, principalmente nos cabelos oleosos.

Por: Junior Fiel – Cabeleireiro e maquiador