top of page

Carnaval com saúde! Dicas e cuidados para aproveitar a folia.

Chegou um dos momentos mais aguardados por todos os brasileiros: o Carnaval. São quatro dias para se divertir, encontrar os amigos, reunir a família e cair na folia. Mas, antes de sair pulando atrás dos bloquinhos, é preciso cuidar da sua saúde e bem-estar, garantindo que nenhum imprevisto aconteça. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir o Carnaval sem deixar sua saúde de lado. Vamos lá?

Use e abuse do protetor solar

A folia começa desde manhã? Use protetor solar! Não importa a hora do dia, nada de foliar sem se proteger contra os raios UV. Além de se proteger contra o câncer e o envelhecimento prematuro da pele, você também evita queimaduras no corpo causadas pelo sol. É importante passar pelo corpo todo, principalmente nas orelhas, rosto, pés e pescoço. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é recomendável reaplicar o protetor solar de duas em duas horas e utilizar acessórios para sua maior proteção, como chapéus e óculos escuros.

Bebeu água? Não. Tá com sede? Tô!

Manter-se hidratado é importante em todos os momentos da nossa vida, principalmente no Carnaval. O calor, o suor e as bebidas alcoólicas retiram muito líquido do nosso corpo, podendo levar a situações extremas de desidratação, como queda de pressão, tontura e desmaios. Se é aconselhável beber dois litros de água diariamente, na folia não vai ser diferente. Além disso, aposte em frutas e outros alimentos ricos em água.

Saco vazio não para em pé

A alimentação é fundamental para manter nossa saúde em dia, inclusive no Carnaval. Nesse período, é importante evitar ingerir alimentos ricos em gordura e passar longos períodos sem comer. Aposte em alimentos leves, fáceis de digerir e nutritivos, como frutas, barras de cereais e sanduíches. Faça pequenos lanches de 3h em 3h para repor as vitaminas e minerais gastos na hora da folia.

Não é não! E, se for sim, use camisinha

Usar preservativo é a melhor forma de prevenir doenças e infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, HPV, AIDS, entre outros, além de evitar uma gravidez indesejada. Vale lembrar que insistir ou forçar qualquer situação são formas de violência e assédio, por isso, é importante respeitar o próximo e suas vontades.

Use roupas leves e sapatos confortáveis

Nada melhor do que curtir de maneira confortável e segura. Roupas leves e fresquinhas são essenciais para lidar com a agitação e o calor dos bloquinhos, trios elétricos e shows. Para evitar qualquer tipo de ferimento, formação de calos ou bolhas nos pés, é recomendável utilizar sapatos fechados e confortáveis, assim, você pode aproveitar melhor a festa.

Colocando essas dicas em prática, você pode curtir a folia com mais segurança, saúde e bem-estar. Bom Carnaval e lembre-se: se beber, não dirija! Até o retorno.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page