A importância de fortalecer a imunidade durante a pandemia

Sol, vento, chuva e calor o ano inteiro são características marcantes do nosso clima. Estes mesmos fatores acabam influenciando o nosso corpo, deixando o organismo mais suscetível a contrair diversas infecções respiratórias, como gripes e resfriados. Em tempos de pandemia, é preciso redobrar os cuidados com a saúde, fortalecendo cada vez mais o nosso sistema imune. Se você quer saber a importância, e como aumentar a imunidade durante este período, continue a leitura e confira.

Por que devemos aumentar a imunidade durante a pandemia?

O sistema imunológico é formado por células, órgãos e tecidos que possuem a função de reconhecer e destruir agentes causadores de doenças, como vírus e bactérias, e tudo o que for estranho ao nosso corpo. Por isso, no período de pandemia, é primordial aumentar a imunidade, evitando que a nossa saúde enfraqueça e fique suscetível a doenças virais e infecciosas, como a Covid-19. Contudo, para funcionar perfeitamente, é preciso levar em consideração diversos fatores, como o ambiente, clima, herança genética e o estilo de vida. É necessário evitar hábitos e aspectos que prejudiquem o bom desempenho do organismo, como o sedentarismo, tabagismo, consumo exagerado de bebida alcóolica e estresse.

Dicas para aumentar a imunidade na pandemia

Invista na alimentação

Ingerir alimentos ricos em vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças, como a gripe. Vegetais escuros, como o brócolis, espinafre, couve e agrião, são recomendados, pois garantem um aumento no número de anticorpos. Neste período, também é necessário evitar alimentos embutidos, industrializados e fast-food, devido serem ricos em sal, açúcar e gordura, o que acabam fazendo mal ao organismo.

Faça suplementação de vitaminas

Caso a alimentação não garante a quantidade suficiente de vitaminas e minerais no organismo, é necessário procurar outras formas que elevem esses níveis, como a reposição por suplementos. O equilíbrio na quantidade de vitaminas e minerais afasta algumas doenças e ajuda a manter a qualidade de vida. A FarmaLíder conta com uma linha completa de suplementos da Pleninutre para você. Passe em uma loja e conheça.


Faça atividade física

Realizar, diariamente, pelo menos 30 minutos de exercício físico, garante mais saúde, longevidade e bem-estar ao praticante. Além de contribuir para a circulação do sangue, a atividade física ajuda a prevenir doenças relacionadas ao coração, estimulando as células de defesa a trabalharem, deixando o organismo mais resistente e forte.

Hidrate-se

Beber água é uma das principais formas de garantir mais imunidade, o motivo é bem simples: o nosso sistema imunológico só consegue funcionar direito se estiver bem hidratado. Portanto, beba bastante água, sucos naturais e chás.

Evite o estresse

O estresse desequilibra o nosso organismo, compromete o bem-estar e deixa o corpo vulnerável a diversas outras doenças, podendo também gerar insônia, cansaço, dor de cabeça, irritabilidade e baixa imunidade. Por isso, é necessário investir em atividades que proporcionem o relaxamento, como yoga e meditação.

Durma bem

O sono tem a função de restaurar a energia do organismo e esse processo ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O cansaço e a fadiga favorecem o surgimento de doenças, por isso, estar com o sono em dia aumenta a nossa resistência. Especialistas informam que, para ter mais saúde e qualidade de vida, é necessário dormir de 7 a 8 horas por dia.


Como você pode perceber ao longo do texto, adotar hábitos saudáveis diariamente ajuda a fortalecer o nosso sistema de defesa. Mas ressaltamos que a melhor forma de prevenção contra a Covid-19 continua sendo usar máscara facial, higienizar as mãos com frequência, usando sabão ou álcool em gel 70%, e evitar qualquer tipo de aglomeração.