Por que a vitamina C é a queridinha das beauty BLOGGERS?

A vitamina C é um nutriente essencial para todos os animais. Nós, humanos, não produzimos ela naturalmente por uma mutação genética (a maioria dos animais produzem), por isso, é um componente essencial que devemos sempre incluir em nossa alimentação.

Depois de ingerida, a vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo, melhorando o sistema imunológico, a pele, o humor e evitando problemas oftalmológicos e derrames. É possível encontrar altos índices de vitamina C em frutas, como goiaba, kiwi, morango, laranja, goji berry, caju e em vegetais, como pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas.

O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular, estimulando a formação de colágeno, deixando a pele mais firme, com menos rugas e linhas de expressão, tornando-se a queridinha das beauty bloggers, podendo ser encontrada e usada em altas concentrações em cosméticos (sem prescrição por um médico), pois possuem baixíssima possibilidade de alergia.

Confira detalhadamente alguns benefícios comprovados da Vitamina C:

  • Para a imunidade: Aumenta a produção de glóbulos brancos, que são as células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo. O nutriente também aumenta os níveis de anticorpos no organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

  • Para gripe e resfriado: A suplementação constante de vitamina C provoca redução na duração dos sintomas da gripe e resfriado, pois, quando o sistema imunológico está enfraquecido, a quantidade de vitamina C está menor, por isso, é importante fazer a reposição do nutriente, restabelecendo a quantidade necessária.

  • Para o estresse: Ajuda a diminuir os quadros de estresse. Isto porque o nutriente é essencial para a produção de hormônios de resposta ao estresse como o cortisol, histamina e norepinefrina.

  • Para a queima de gorduras: É importante para a produção de carnitina, substância responsável pelo transporte de gorduras para serem queimadas e transformadas em energia.

  • Para o humor: Contribui para a melhora do humor, devido este nutriente ser essencial para a produção de neurotransmissores, como a serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina. E todos eles possuem o poder de regular o nosso humor.

  • Ação antioxidante: Como vimos, a vitamina C é um poderoso antioxidante que combate os radicais, diminuindo os riscos de diversas doenças, entre elas o câncer e processos degenerativos associados com a idade.

Agora que você já sabe de todos os benefícios da vitamina C para o seu organismo. Que tal incluir este importantíssimo nutriente no seu dia-a-dia?