Dançar é uma atividade física que traz os mesmos benefícios que as outras: melhora a condição muscular, promove o ganho de condicionamento físico, melhora o equilíbrio e a condição articular. Além disso, tem um efeito terapêutico porque promove a sociabilização, melhora a concentração, melhora a depressão e ajuda a recuperar a autoestima.
Conheça os benefícios ao praticar a dança
Estudos comprovam que a dança, principalmente a dança de salão, aumenta a longevidade cerebral, ajuda a diminuir o risco de problemas de memória, demência e até doenças neurológicas, como o Alzheimer. Isso ocorre porque a dança precisa de uma série de etapas para acontecer de maneira harmônica: primeiro acontece uma ativação sensitiva e depois a movimentação. Essa sequência estimula diferentes partes do cérebro.
Ou seja, quanto mais se dança, mais essas áreas são estimuladas. A cada novo passo, novas sinapses são feitas, resultando em novos caminhos criados em nosso cérebro. E quanto mais vezes o movimento é repetido, melhor ele vai ficar ao longo do tempo porque o cerebelo vai aperfeiçoando o processo. Além de ser uma excelente terapia para as pessoas que sofrem de estresse, dançar também ajuda a desinibir pessoas que são muito tímidas.
Resumindo, dançar faz bem, porque:
Ajuda a fazer novos amigos;
Combate o estresse;
Controla a ansiedade;
Melhora a comunicação;
Aumenta a autoestima;
Queima calorias;
Turbina a capacidade sanguínea;
Melhora a flexibilidade;
Tonifica os músculos;
Exercita o equilíbrio e a coordenação motora.
Sabe aquele convite feito para dançar junto, seja nas festas ou em aulas de dança? É hora de aceitar.
Comments